segunda-feira, 6 de abril de 2009

F3D - Águeda


Fui com o Paulo Faustino e o Nelson a Águeda ver as corridas Pilon das categorias FAI e Q500. Este encontro tinha a novidade acrescida de podermos experimentar correr à volta dos pilares com modelos eléctricos depois da prova propriamente dita acabar. Foi portanto uma primeira experiencia de pilon eléctrico mas ainda sem "mangas, árbitros, juizes, etc".
O clone do Jibe eléctrico fabricado e voado pelo Gonçalo Perpétuo foi o modelo mais rápido e adaptado à tarefa. O meu Blizzar causou boa impressão mas a motorização/hélice provaram ser insuficientes e muito gastadoras de energia. O Rui mostrou as qualidades/bom comportamento do Stinger da Topmodel, modelo que domina muito bem. O Vasco Santos, o mais experiente de nós todos em corridas pilon, voô o seu Bandit (FVK) e mostrou que até com uma motorização relativamente fraca o "bandido" é um modelo que impressiona.

Quanto à prova propriamente dita, enfim, que dizer? Impressionou-me os modelos F3D-FAI que andaram sempre a mais de 300 Km/h. Eu fiz de juiz no 3º pilon e ouvia o som do ar a ser rasgado como no DS de encosta (que nunca vi ao vivo) e a descrição do som é algo parecido a um lençol que se abana ao tirar as migalhas, só que muito mais alto.
O barulho dos motores é ensurdecedor e quase todos os pilotos e calers têm tampões nos ouvidos. Outra enorme surpresa foi ver uma mulher de vinte e poucos anos a dominar a prova destes "monstros", chama-se Beatriz e toda ela é serenidade e calma (por fora).

Os Q500 são modelos que têm alguma graça: feios como tudo, motores de fora, barulhentos, mal-cheirosos, têm tudo para afastar as pessoas de perto de si, no entanto há um certo fascínio pela sua "simplicidade". Em vôo são máquinas de curvar rápido. Para modelos feitos em madeira, custa a acreditar como é que as asas não saem da fuselagem quando fazem as curvas apertadas com motor no máximo.

Foi um dia muito giro: ajudei como juiz de pilon (4.5 horas numa cadeira ao frio!), conheci "gente fixe", muita conversa da treta, apredi alguma coisa das regras F3D e Q500, etc...

Também foi importante saber que tenho amigos que sabem voar rápido e que estão interessados em avançar comigo no caminho do F5Di. Também sinto agora mais apoio da malta que sabe da organização de um evento destes e que me voltou a dizer que apoiam as iniciativas que soubermos e quizermos montar "cá em baixo".

FOTOS: clicar aqui


Sem comentários: