quarta-feira, 15 de abril de 2009

iCharger da HobbyCity




Tinha que comprar um novo carregador porque o meu antigo (6 anos?) só dava para carregar até 3 lipos e o balanceador era exterior.
Defini um tecto de 100 euros e pús-me a procurar o melhor carregador que era possível comprar por esse dinheiro. Procurei na net opiniões, e um dos gurus que costumo consultar tinha por sorte uma review sobre o iCharger da HC.

http://www.bungymania.com/

Depois de ler a review fui ver o valor na loja e cheguei à conclusão que não precisava do que carrega 10 lipos, o de 6 lipos chegava perfeitamente.
Fui também ler o thread sobre o carregador no rcgroups e qual não foi o meu espanto ao encontrar mais de 200 páginas com contribuições permanentes do fabricante a esclarecer e a interagir com utilizadores de todo o mundo. A novidade, para mim assinalável, é que o fabricante vai introduzindo modificações no software que são propostas pelos utilizadores tornando o produto cada vez mais sofisticado e corrigindo os bugs que existem sempre em qualquer produto inovador.
Relativamente ao meu carregador "de bolso" anterior, este tem metade da espessura, metade do peso, e 5 vezes mais potência (passei de 50 watts para 250 watts).
Com a ligação USB já consegui fazer o upgrade do software da versão 3.07 para a versão3.09. Com a mesma ligação USB e com a ajuda de um programinha grátis da net, o logview, consigo monitorizar em tempo real a carga/descarga das minhas baterias, gravar o registo num ficheiro e posteriormente comparar registos/ficheiros a fim de saber a evolução de uma determinada bateria ou, mais interessante, comparar comportamentos de baterias diferentes.
Uma funcionalidade nova de me tem completamente "agarrado" é a medição da resistência interna das baterias (ri). Com a ficha de balanciamento colocada dá para ver a ri de cada elemento. É incrível como baterias que tenho "de marca" levam 10 a 0 das chinocas quando comparo as respectivas ri.
Só tenho pena do carregador não ter um "ecran gigante"; as duas linhas do visor são um pouco retro em termos estéticos.
No geral, estou super contente com esta compra, e por isso recomendo a quem anda à procura de um carregador novo e não queira assaltar um banco.

Sem comentários: