segunda-feira, 22 de março de 2010

F3F Inverno 2010



A APSIA organizou novamente o Open F3F de Inverno a que acorreram nada menos que 15 participantes e a que faltaram vários outros pilotos por motivos diversos. Podemos dizer que, caso não houvesse impedimentos de ninguém, a prova chegaria aos 20 pilotos nacionais…
A prova foi ligeiramente adiada por causa da chuva, no entanto fizeram-se 5 mangas permitindo o descarte de uma para efeitos de pontuação. Destaca-se o número de novos participantes nesta prova, em especial dois elementos vindos do Algarve que já têm vindo às provas de 200m e outros dois novos sócios da APSIA bastante talentosos e entusiasmados com o voo de encosta e que entraram de cabeça na competição de planadores.
A organização recaiu nos ombros de M. Almeida, J. Faria e Adriano; os três formaram o trio maravilha que tornou possível um dia muito bem passado e num ambiente descontraído com tudo a fluir correctamente sem entraves.
Em termos de resultados: fiquei em primeiro lugar, o que para mim foi uma sensação espectacular. O modelo com que ganhei – o Pike WR - há muito deixou de ser “um dos modernos” mas eu conheço-o bem, e essa é uma vantagem na altura de aproveitar o que o ar tem para oferecer.
O que me aconteceu o ano passado (ser o mais rápido e ficar em segundo) aconteceu agora ao J. Faria e no final a diferença entre os dois primeiros lugares foi de…. um cabelo (descartei um péssimo voo na 5ª manga). O terceiro lugar foi para o J. Figueiredo que voou o Vertigo, um modelo para DS que deu boas indicações e que promete fazer estragos nos próximos encontros de F3F mas sente-se que é necessário dedicar mais uns minutos a afinar o "animal".


O resumo da prova também foi este:

  • • Partir o cone do nariz sábado passado deixando-o completamente separado do modelo – 1 segundo.
    • Na 6ª olhar para aquilo e desmontar os servos, receptor, bateria – 1 hora
    • No sábado colar o cone com epoxy, uns fios de carbono e manta fininha; lixar depois de seco – 1 hora e 30 minutos
    • No domingo de manhã colocar as varetas, enfiar a electrónica no modelo, programar o rádio para a V-Tail - 2 horas e 30 minutos
    • No domingo à tarde voar o modelo e ficar em 1º lugar. Priceless


Fotos da prova em: FOTOS

4 comentários:

GPerpétuo disse...

no final apenas falta:
para tudo o resto existe mastercard!

já à bastante tempo que cá não dava um salto ao teu blog

Gatomalhado disse...

volta sempre.
E quanto ao mais, é praticar com um modelo maior...

Anónimo disse...

Caro Gatomalhado,aqui ficam os meus parabéns pela tua classificação, sem dúvida que foi mais uma vez o resultado do teu talento, trabalho e dedicação.
Mas quero aqui também felicitar-te sobretudo pelo teu excelente site, pela riqueza e diversidade do seu conteúdo em constante actualização, e pelo nível da linguagem utilizada (o que infelizmente não acontece nos fóruns portugueses que conheço, que são pobres, tanto no conteúdo como ao nível da linguagem). O site reflecte a tua dedicação e representa um importante contributo para o panorama dos sites nacionais dedicados ao aeromodelismo. Vai em frente!

Gatomalhado disse...

Obrigado pelo teu comentário. Fico contente embora ache que és demasiado elogioso ;)
E quando é que te vemos a voar conosco? É timidez?